PUBLICIDADE

RIO BRILHANTE: moradora encontra Jiboia dentro de casa e chama a Polícia


PUBLICIDADE
  • mell280

19/11/2019 13h55

RIO BRILHANTE: moradora encontra Jiboia dentro de casa e chama a Polícia

Olimar Gamarra


 Moradora de Rio Brilhante de 21 anos se deparou com uma cobra Jiboia dentro de um armário na manhã de hoje (19) na vila Maria. Sem saber o que fazer diante da situação a mulher acionou a Policia Militar.

O animal estava enrolado em um armário onde ficam alguns produtos de limpeza na lavanderia da residência. Os militares foram até o local e constaram se tratar de uma cobra da espécie jiboia que foi resgatada e levada para área rural onde foi devolvida a natureza.

A moradora fez questão de agradecer o empenho dos policiais que lhe atenderam e auxiliaram no chamado. ‘’Agradeço aos policiais que me atenderem, pois não sabia o que fazer diante disso’’ diz a jovem.

As Jiboias (espécie Boa constrictorLinnaeus 1758) são répteis da Ordem Squamata e estão incluídas na família Boidae, conhecida por ser a família das serpentes constritoras, e existem cerca de onze subespécies descritas na literatura. No Brasil são encontradas apenas duas subespécies de jiboia: a Boa constrictor constrictor e a Boa constrictor amaralis e são encontradas nos biomas: Floresta AmazônicaCaatingaCerrado e Mata Atlântica. O nome popular Jiboia originou-se do Tupi-guarani, yi´mboya, e estas serpentes podem chegar a quatro metros de comprimento, porém é comum crescerem em média até dois metros. Elas possuem o corpo cilíndrico e ligeiramente comprimido nas laterais, evidenciando uma forte musculatura constritora.

Ao contrário do imaginário popular, as jiboias não são cobras peçonhentas, ou seja, não possuem presa inoculadora de veneno. Elas não são naturalmente agressivas ao homem, pelo contrário, estas cobras geralmente evitam a presença humana. Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jiboias se colocam em posição de defesa e pode expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jiboia”, que não é tóxico e nem causa manchas na pele do homem. Algumas vezes esta tática de defesa também inclui uma mordida por parte da serpente, porém é importante destacar que as jiboias estão apenas se defendendo e não procuram o homem para atacá-lo.

As jiboias desenvolvem suas atividades no período da noite, mas podem ser encontradas ativas durante o dia quando estão procurando abrigo ou alimento. Geralmente estas cobras possuem hábitos arborícolas e terrestres e se deslocam de forma lenta pelo substrato. Algumas jiboias também podem ter hábitos subaquáticos.

34277377-3ce1-44cb-aa56-1e8a63dc8fa4
Cobra se escondeu dentro de armário




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE