PUBLICIDADE

Prefeitura levará 'Saúde Mais Perto de Você' aos Ipês


PUBLICIDADE

19/11/2018 11h41 - Atualizado em 19/11/2018 12h45

Prefeitura levará 'Saúde Mais Perto de Você' aos Ipês

Durante uma semana atendimentos estarão sendo realizados em toda a região

Carlos Monfort


 A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, levará a quarta edição do programa de mutirão de saúde à região dos Ipês, quando os atendimentos estarão sendo oferecidos entre os dias 03 a 08 de dezembro.  Os atendimentos acontecerão no posto de saúde do Ipês 2.


O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames.  Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

As unidades básicas de saúde da região do Ipês estão realizando triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Serão consultas, exames e diversos serviços que estarão disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos estão agendados para serem realizados na unidade de saúde ´Estratégia de Saúde da Família´ (ESF) Ipês 2, das 07h30 às 17h. Toda a estrutura estará montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. A carreta da oftalmologia estará atendendo no local.

Como a triagem já vem sendo feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberão atendimento já terão uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente será imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Em consultas, serão feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.

O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

É importante frisar que a unidade básica de saúde vem realizando atendimento prévio e já encaminhando e agendando o paciente para a especialidade detectada.

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE