PUBLICIDADE

Especialistas explicam por que o Rio Grande do Sul é recordista no Miss Brasil


PUBLICIDADE
  • mell280

22/11/2015 10h41

Especialistas explicam por que o Rio Grande do Sul é recordista no Miss Brasil



A vitória de Marthina Brandt no Miss Brasil confirma outro título que o Estado ostenta: os gaúchos podem gabar-se por terem o maior número de vencedoras no concurso nacional. Ao todo, são 13 misses – ou 15, contando Yolanda Pereira, que venceu em 1930, antes de a competição tornar-se oficial, e Joseane Oliveira, de 2002, que perdeu a faixa por ser casada. Em segundo lugar, com oito representantes, há um empate entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Confira as 15 gaúchas que já foram coroadas como Miss Brasil:

  • Marthina Brandt é a Miss Brasil 2015
  • Gabriela Markus foi eleita Miss Brasil em 2012
  • Priscila Machado foi eleita Miss Brasil em 2011
  • Natália Anderle foi eleita Miss Brasil em 2008
  • Rafaela Zanella foi eleita Miss Brasil em 2006
  • Fabiane Niclotti foi eleita Miss Brasil em 2004
  • Joseane Oliveira foi eleita Miss Brasil em 2002 e perdeu a coroa após descobrirem que a candidata era casada
  • Juliana Dornelles foi eleita Miss Brasil em 2001
  • Renata Fan foi eleita Miss Brasil em 1999
  • Leila Schuster foi eleita Miss Brasil em 1993
  • Deise Souza foi eleita Miss Brasil em 1986
  • Rejane Vieira Costa foi eleita Miss Brasil em 1972
  • Iêda Vargas foi eleita Miss Brasil em 1963
  • Maria José Cardoso foi a primeira Miss Rio  Grande do Sul a ser coroada como Miss Brasil
  • Yolanda Pereira foi eleita Miss Universo em 1930, quando o concurso não era válido
  • Joseane Oliveira, 20, smiles after being crowned Miss Brazil, Saturday, April 13, 2002, in Rio de Janeiro, Brazil. Oliveira will represent Brazil in the next Miss Universe competition. (AP Photo/Renzo Gostoli)

  • Miss Brazil Renata Fan competes in her choice of evening gown in the preliminary competition of the Miss Universe contest 21 May 1999 in Chaguaramas. The winner will be crowned 26 May 1999 during the live two-hour CBS-Telecast starting at 9:00 PM ET (delayed PT) from the Universe Centre, Chaguaramas, Trinidad and Tobago, West Indies. AFP PHOTO/DARREN DECKER/MISS UNIVERSE ORGANIZATION

Para o coordenador do Miss Rio Grande do Sul e responsável pela preparação de Marthina, Carlos Totti, e o missólogo Evandro Hazzy, a supremacia gaúcha deve-se a um conjunto de fatores. A começar pela mescla de etnias no Estado.

- A mistura de todos os povos que formaram o Rio Grande do Sul acaba proporcionando uma beleza diferenciada. A gente tem registros físicos parecidos com os de diferentes partes do mundo e conseguimos exportar beleza para diferentes partes do mundo também - avalia Totti.

:: Mulheres exibem as cicatrizes que revelam a luta e a beleza da vitória contra o câncer de mama
:: Beleza real! Pessoas comuns recriam anúncios icônicos de moda

Somos conhecidos no mundo como terra de belas mulheres. Mas não posso esquecer do profissionalismo: temos pessoas com excelência em preparar misses, incluindo médicos, dermatologistas e psicólogos - completa Hazzy, que abrirá neste sábado uma escola de misses em Porto Alegre.

O intenso cronograma de preparativos que as candidatas gaúchas encaram faz diferença. Marthina, por exemplo, além do programa de exercícios com personal trainer, massagens, tratamentos estéticos, odontológicos e afins, fez curso para aprender a se maquiar e preparar o cabelo e ainda teve acompanhamento de um personal stylist - até para saber o que lhe cai bem. Treinou a dicção com fonoaudióloga e passou por aulas de teatro para ter mais desenvoltura. E, mesmo tendo sido modelo, fez aulas de passarela e voltou ao estúdio fotográfico para treinar a postura de miss.

(Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram) Marthina Brandt venceu o concurso para Miss Rio Grande do Sul no ano passado

O Rio Grande do Sul é um Estado que se preocupa com essa preparação, com o conjunto da mulher, não só a estética. A gente se preocupa que elas estejam bem psicologicamente, para lidar com a competição e com todas as adversidades que um concurso pode ter, as provas, as avaliações dos jurados. E para nós, gaúchos, a miss é uma embaixadora, tem que se comunicar com imprensa, o público e os fã, e transmitir suas ideias de forma confortável. A soma disso tudo faz com que ela esteja preparada para o concurso - destaca Totti.


 

Um fator extra que Hazzy e Totti fazem questão de citar: a tradição dos concursos de beleza no Rio Grande do Sul.

- É um Estado que ama concursos de miss. Você não tem ideia de quantas mensagens recebi desde ontem! - diz Hazzy.

E as chances de Marthina?

- Acredito que já estamos num top 5 de Miss Universo. Ela já está praticamente pronta, tem que cuidar agora da mala e do guarda-roupa – avalia Hazzy. – No Miss Brasil, havia mulheres lindas de outros Estados, mas a margem de erro de Marthina foi mínima, teve um perfil de top model no palco com uma pitada do glamour de miss de época.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE