PUBLICIDADE

Ostras conquistam para Tibau do Sul prêmio internacional de sustentabilidade em Berlim


PUBLICIDADE
  • mell280

15/04/2024 09h50

Ostras conquistam para Tibau do Sul prêmio internacional de sustentabilidade em Berlim

Município do RN levou o 1º lugar do Green Destinations Story Awards na categoria ‘Comunidades Prósperas’ com a história da criação da Aproostras, por iniciativa do Sebrae.

assessoria


 


A escassez de sementes de ostras nativas levou um grupo de produtores, com o suporte do Sebrae no Rio Grande do Norte, Fundação Banco do Brasil e demais parceiros, a se unir e retomar a produção do molusco na Lagoa de Guaraíra, localizada em Tibau do Sul (distante cerca de 80 quilômetros da capital, Natal). De uma estação experimental a uma balsa restaurante para entretenimento dos visitantes do lugar, a marca Ostra da Pipa virou grife e tornou a produção local uma referência em todo o país. Até em grandes eventos os produtos da marca estão presentes e podem ser apreciados. Agora, essa trajetória bem sucedida do grupo de ostreicultores recebeu o devido reconhecimento em âmbito mundial.

A história O Sorriso da Ostra, que relata o caso dos produtores potiguares, conquistou para Tibau do Sul o primeiro lugar na categoria Comunidades Prósperas da 10ª edição do prêmio Green Destinations Story Awards 2024, uma competição mundial dos 100 destinos mais sustentáveis do planeta. A premiação ocorreu durante a ITB Berlim 2024, a maior feira da indústria do turismo do mundo, realizada em março, na capital da Alemanha.

A premiação ocorreu durante a ITB Berlin 2024, a maior feira da indústria do turismo do mundo | Fotos: DGT – ITB Berlin Wissenschaftspreis 2024.

No prêmio, a história vencedora O Sorriso da Ostra conta a trajetória da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), da fundação até a consolidação como referência nacional na produção de ostras de alta qualidade e segurança alimentar. Após a conquista internacional, já no Rio Grande do Norte, foi realizada uma cerimônia em celebração ao feito, na última quarta-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores de Natal. A conquista reflete a dedicação dos produtores locais, que, com o apoio do Sebrae, transformaram a Aquicultura em um importante motor da economia local, gerando renda e oportunidades para a região. Confira abaixo vídeo da história campeã!

A Aproostras, localizada na área rural de Tibau do Sul, é uma iniciativa voltada ao cultivo e comercialização de ostras orgânicas em ambiente natural. Utilizando mesas confeccionadas com madeira ecológica de alta durabilidade, a associação tem como objetivo promover a criação sustentável da espécie, envolvendo a comunidade local na produção e comercialização do produto final.

Desde sua formalização em 2014, a Aproostras recebe suporte da instituição para profissionalizar suas práticas de cultivo, sempre com um olhar voltado para a sustentabilidade. O gestor estadual do projeto de Ostreicultura do Sebrae-RN, Marcelo Medeiros, celebrou a conquista do prêmio como reconhecimento de um esforço coletivo.

“Receber o primeiro lugar na categoria Comunidades Prósperas do prêmio Green Destinations Story Awards é um reconhecimento muito importante para todos nós. É o resultado de muito trabalho e dedicação por parte dos produtores locais e de toda a equipe envolvida no projeto. Este prêmio não apenas valida nossos esforços, mas também destaca a importância do trabalho conjunto em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento da cadeia produtiva de ostra no estado.”

Desde a formalização da Aproostras, o projeto de Ostreicultura vem atuando para fortalecer a cadeia produtiva de ostras no Rio Grande do Norte. A instituição oferece aos produtores um amplo leque de serviços, desde capacitações em técnicas de produção e manejo das ostras até assessoria em gestão de negócios, marketing e comercialização.

Em Tibau do Sul, a comunidade de extrativistas do distrito de Cabeceiras enfrentava desafios significativos, vivendo em condições de vulnerabilidade. Foi então que encontraram uma alternativa nas atividades de pesca, agricultura e extração de ostras em seu ambiente natural. Porém, a extração de ostras, até então, era realizada sem os devidos cuidados sanitários para o consumo, focando apenas na exploração dos espécimes no mangue.

Para solucionar o problema, os extrativistas, com o apoio do Sebrae-RN, criaram a Aproostras. A partir desse ponto, a comunidade não apenas passou a cultivar as ostras, mas também desenvolveu a Rota das Ostras. Esse passeio, realizado em canoas de madeira, parte do porto e segue ao longo da lagoa Guaraíras em direção à área de cultivo, combinando a produção local com o turismo regional. Os próprios produtores atuam como guias, compartilhando informações com os visitantes ao longo do trajeto.

Ao final do passeio, os produtores oferecem uma variedade de ostras frescas, provenientes de suas próprias criações, em um empreendimento turístico de base comunitária focado na sustentabilidade e no desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural da região.

Agora, Tibau do Sul conquista reconhecimento internacional como o único município do Nordeste a ser premiado em primeiro lugar na categoria “Comunidades Prósperas”. No Brasil, destaca-se como um dos poucos a conquistar quatro títulos consecutivos no Top 100 de Sustentabilidade.

Desde 2014, o Green Destinations Top 100 Story Awards da ITB apresenta as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável em 6 categorias com base nas indicações para o GD Top 100 Stories. Esta 10ª edição aconteceu na ITB Berlin 2024, a maior feira da indústria do turismo do mundo, na quarta-feira, 6 de março, no Palco Blue.

Os Green Destinations Story Awards destacam as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável em seis categorias. Desde 2014, esses prêmios têm sido uma vitrine para destinos comprometidos com a sustentabilidade, com base nas indicações para as 100 melhores histórias do Green Destinations. A seleção dos vencedores é realizada por um Júri Internacional de Especialistas e leva em consideração três critérios importantes.

O primeiro é o Nível de Inovação, que verifica o quão inovadoras são as histórias em termos de abordagens e soluções para problemas reais no turismo sustentável. Outro é a Eficácia na Solução de Problemas, na qual é constatado como as histórias contribuem para resolver questões específicas relacionadas à sustentabilidade no turismo. Por fim, a Aplicabilidade, que considera até que ponto as práticas e soluções apresentadas nas histórias podem ser aplicadas em outros destinos.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE