PUBLICIDADE

Depois de 2021 pandêmico, Secretaria de Esportes chega com tudo em 2022


PUBLICIDADE
  • mell280

02/12/2022 14h09 - Atualizado em 02/12/2022 15h50

Depois de 2021 pandêmico, Secretaria de Esportes chega com tudo em 2022

*Hosana de Lourdes


Secretario de esportes Erlei Dias, governador Reinaldo Azambuja, tocerdor ao lado do jogador Falcão do prefeito Marcos Calderan

Sob o comando do professor Erlei Pires Dias, a Secretaria Municipal de Esportes de Maracaju registrou um ano de muitas realizações, depois de ter passado o ano de 2021 praticamente em branco por conta da pandemia que exigiu isolamento social de toda a população brasileira. 

 

Ao apresentar um balanço das ações desenvolvidas na pasta em 2022, Erlei registra a retomada dos eventos previstos no calendário esportivo anual da Secretaria destacando os projetos que visam possibilitar o acesso à atividade física e que buscam a melhoria na qualidade de vida dos munícipes. Erlei também relatou que as atividades se iniciaram com a realização do Campeonato Varzeano de Futebol para atletas residentes no município, com jogos na Vila Adrien e no Bairro Cambarai, bairros estão localizados os Centros Poliesportivos (Cepes).

 

 

Após o Varzeano, a Secretaria abriu as inscrições para os campeonatos municipais de futsal, basquetebol, voleibol, voleibol adaptado e handebol com os jogos sendo realizados durante a semana no Ginásio de Esporte Newton Lemes Marcondes, conhecido carinhosamente como Louquinho.Prefeito e secretario durante a final de campeonato amador no Loucão - Assessoria

 

 

Nestes eventos, novamente os esportistas deram resposta positiva com o recorde de equipes inscritas, comprovando mais uma vez que um calendário esportivo bem organizado recebe o aval e a participação da população que pode nos jogos das mais variadas modalidades se desligar um pouco dos problemas do cotidiano e se descontrair participando diretamente ou assistindo aos eventos na praça esportiva. Para dar mais oportunidade de esporte e lazer à sociedade, a Secretaria deu início à 1ª Copa Câmara de Futebol Suíço, nas categorias livre, veterano e de base para atletas sub-11, sub-13 e sub-15 anos com jogos sendo realizados no Estádio Municipal Luiz Gonzaga Prata Braga “Loucão”. Também foi criado o Desafio Super Mãe, realizado na pista de MotoCross, onde a mãe tinha que fazer um percurso com o filho (a). A Secretaria ainda realizou o 1º Festival Linguiçito de Voleibol Adaptado com a participação de vários municípios vizinhos e com almoço grátis aos participantes na Festa da Linguiça. De acordo com o secretário Erlei, o Festival de Voleibol Adaptado se tornou um evento que marcou muito, pois a garra e determinação das pessoas que compõe a Melhor Idade é de fazer inveja a muitos jovens que muitas vezes não buscam melhorar sua qualidade de vida praticando esporte.

 

“Com todos estes eventos sendo realizados, os profissionais de Educação Física que compõem o quadro de colaboradores da Secretaria estavam nas escolas municipais efetuando treinamentos, buscando resgatar o gosto pelo esporte nas crianças e nos adolescentes, através da execução do Programa “Meu 1º Esporte” que consiste em ações visando o fortalecimento do esporte de base no município” afirmou Erlei.

 

SEGUNDO SEMESTRE – Erlei relata que, depois de um primeiro semestre de muita ação competitividade entre jovens, adolescentes e crianças, chegou o 2º semestre com a realização do "Extreme Running Maracaju" na pista de motocross, com 24 equipes inscritas, totalizando mais de 250 atletas nas categorias Competição e Participação. “Em seguida realizamos a edição da Corrida Cidade Maracaju com mais de 130 pessoas inscritas, com largada e chegada na Praça Central da cidade” relata Erlei.Secretario de Esportes Erlei Dias com o governador Reinaldo Azambuja e esposa Fátima na Arena Maracaju

 

No mês de agosto, foi lançado o 44° Campeonato Amador de Futebol e o 8º Campeonato Amador de Veterano, com premiação de mais de 40 mil reais, através de uma parceria com a Câmara Municipal. A secretaria de esportes em parceria com Governo do Estado adquiriu um ônibus e uma caminhonete Oroch para uso da pasta.

 

O balanço apresentado à sociedade maracajuense aponta ainda a realização, em setembro, de um evento de nível internacional, a seletiva da Copa do Mundo de Futsal, categoria sub-19, com participação de equipes de vários estados, na qual a grande vencedora foi a equipe do E.C. Corinthians que com isso garantiu a vaga para disputar o mundial de clubes.

 

 

Também foi realizada a 2ª edição da Gincana dos Servidores com 29 equipes inscritas totalizando mais de 500 servidores participantes. "O servidor é a mola-mestre de toda uma administração e com essa gincana procuramos desenvolver atividades que mostrem a eles que, através da união e espírito de equipe, são capazes de vencer qualquer obstáculos do seu cotidiano" contou o secretário.

 

 

Em novembro, aconteceu a final do 8º Campeonato Amador de Veterano e do 44º Campeonato Amador de Futebol com arbitragem do árbitro do quadro da Fifa Anderson Daronco e com público de 1.500 torcedores no Estádio Loucão.

 

 

Em parceria com a Câmara Municipal foi lançado o Festival de Modalidades com jogos de voleibol, futsal, handebol, basquetebol, X1, basquetebol 3x3, vôlei de areia, futevôlei e voleibol adaptado com jogos todas as noites e com encerramento previsto para o dia 7 de dezembro, com um jantar nas dependências do CTG.

 

 

Para encerrar as atividades da Secretaria de Esportes em 2022, foi realizada a 2ª edição do futebol solidário no Loucão, arrecadando brinquedos que foram juntados com os que já tinham sido arrecadados na final do Campeonato Amador sendo que os mesmos serão doados em ação social às crianças de famílias carentes do município.

 

 

 

"Por fim, para 2023 que está chegando, teremos uma Arena Esportiva para administrar e com isso, nossa intenção é seguir com nosso planejamento e com muita determinação, nossa e de nossos colaboradores, para conseguirmos desenvolver atividades pontuais e muitas delas ligadas à solidariedade” diz Erlei já anunciando um ano novo cheio de atrações esportivas.Confirmado sucesso no Extreme Running Maracaju

 

 

O titular da Secretaria de Esportes diz que é gratificante e prazeroso atuar num segmento que promove a integração social e a valorização da sociedade. “Isso nos dá ânimo e forças para seguimos firmes no propósito de desenvolver o esporte em todos os segmentos de nossa querida Maracaju e tudo isso com o apoio irrestrito de nosso prefeito Marcos Calderan e seu vice Mauro Christianini, da Câmara dos Vereadores e da comunidade esportiva maracajuense” frisa.

 

 

Finalizando, Erlei Pires aproveita a apresentação do balanço para desejar a todos “um próspero Ano Novo e que 2023 seja repleto de esportes e atividades físicas na vida de cada de nós maracajuenses" conclui.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE